terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Homenagem tardia, porém sincera.


Há exatos 12 anos e 8 dias a música popular brasileira perdia de forma trágica e precoce um de seus maiores expoentes da década de 90: Chico Science.

Esse blog ainda não existia no dia 2 de fevereiro, data cabalistica, onde os 12 anos de sua morte foram marcados de forma mais precisa. Mas é como digo no título do post: a homenagem é tardia, porém sincera.

Chico Science liderava a Nação Zumbí, banda que foi o primeiro e maior nome do manguebeat, movimento nascido nas periferias de Recife, capital de Pernambuco, com a finalidade de difundir a cultura popular do estado onde Chico nasceu e foi criado.

A sua obra não é muito extensa, porém intensa. Seus dois discos lançados junto à Nação Zumbí (Da Lama aos Caos, de 1995 e Afrociberdelia, de 1996) se tornaram obras-primas da música brasileira. A Nação continua até hoje, sem Chico, fazendo música de excelente qualidade, mas a criatividade e presença de espirito de seu eterno líder concerteza fazem muita falta.

Chico Science foi um homem de visão. Há quase 15 anos atrás, já estava preocupado com causas contemporâneas da sociedade que vivemos hoje, como a degradação do meio ambiente, por exemplo.

"Modernizar o passado é uma revolução musical".
Viva Chico Science!
Eternizado para sempre por sua obra incomparável.

Ouçam: Chico Science e Nação Zumbí - Da Lama aos Caos [1995]

2 comentários:

  1. Bom, fico lisonjeada de ser a primeira comentar neste blog musical...

    Chico foi foda...
    Misturar maracatu e em alguns momentos literatura de cordel nas letras do Nação Zumbi foi um grande marco para o movimento "manguebeat"...

    Hoje encontramos alguns filhos bastardos deste "manguetown" como Mundo Livre S.A e até mesmo o Nação, com outro vocalista... mas a essência é a mesma... É isso do Chico que ficou impreguinado neste Manguebeat todo... sua influência... Ele faz falta? Faz... Porém ensinou aquele povo que só sabia catar caranguejo a pescar peixão...

    Adorei...

    Bjos!!!

    Gonzo Laranja

    ResponderExcluir